Close
back to top

Peixe fresco ao molho de moqueca com tomates confitados e farofinha de brioche

Peixe fresco ao molho de moqueca com tomates confitados e farofinha de brioche

Uma receita deliciosa e que vai conquistar seus 5 sentidos. O Peixe fresco ao molho de moqueca com tomates confitados e farofinha de brioche, é uma excelente opçao para um jantar a dois ou mais intimista. E dica, para quem não entende muito sobre confit, nossos chefs explicam: Confit é uma técnica para conservação de carnes na própria gordura (nesse caso o tomate. Cozinha-se o ingrediente na gordura, em baixa temperatura e deixam as carnes extremamente macias e saborosas.
Depois de assados, coloque os tomates em potes esterilizados (importante esterilizar muito bem, pois senão o confit mofará em poucos dias); se precisar complete com mais azeite, para deixá-los todos cobertos. Guarde o confit por pelo menos um dia, para que apure melhor o sabor.
 
Ingredientes:
4 postas de peixe fresco de 180 a 200 grs
2 tomates
1 pimentão vermelho
1 cebola
20 ml de azeite de dendê
250 ml de leite de coco
1 pão tipo brioche
2 tomates tipo italiano
Alecrim
Tomilho
Azeite de oliva
Flor de sal
Sal fino
 
Modo de Preparo:
Tomate confitado
Lavamos bem o tomate italiano e retiramos sua pele e semente coma ajuda de uma faca. Colocamos em uma bandeja de forno com uma pitada de sal, abundante alecrim e tomilho, regaremos de azeite de oliva, até cobrir os tomates.. Colocamos no forno a 80º por 1 hora. Caso seu forno não tenha uma temperatura tão baixa assim, deixe a porta do forno semi aberta. Reserve.
 
Molho de moqueca
Dentro de uma panela colocamos um pouco de azeite de dendê e vamos refogando os legumes na seguinte ordem: Cebola, pimentão vermelho e o tomate. Após alguns minutos entramos com o leite de coco e deixamos apurar de sabor. Trituramos tudo dentro de um processador. Coamos e voltamos o molho resultante para uma panela, retificamos de sal e reservamos.
 
Peixe
Temperamos o peixe com azeite, sal e pimenta e grelhamos em uma panela bem quente pelos dois lados, lembrando que o ponto certo do peixe é levemente mal passado.
 
Farofa de brioche
Cortamos o brioche em fatias e colocamos dentro do forno a uma temperatura de 160º por 5 minutos.
Retiramos quando as fatias estiverem crocantes. Passamos essa torrada por um ralador e depois no processador para ficar bem fina.
 
Montagem
No centro do prato colocamos uma pétala de tomate confitado, por cima a posta de peixe. Molhamos com o molho de moqueca e ao lado colocamos uma colher de farofinha de brioche. Finalizamos com azeite de oliva e uma pitada de flor de sal.

Enviar comentário