Close
back to top

Ossobuco de Vitela com Risoto Milanês

Ossobuco de Vitela com Risoto Milanês

Ossobuco de Vitela com Risoto Milanês

A receita de hoje é o Ossobuco de Vitela com Risoto Milanês, um prato com sabor e estética dignos de aplausos! Confira aqui!
 
Ingredientes:
Ossobuco
1,5 kg de ossobuco de vitela
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Molho
100 grs de cenoura em cubinhos
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
400 grs de tomate em cubos
250 ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de tomate concentrado
400 ml de caldo de legumes
1 bouquet garni
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Risoto Milanês
200 grs de arroz para risoto tipo arbóreo
25 grs de manteiga
25 grs de queijo ralado parmesão de boa qualidade
1 envelope de açafrão
1 ramo de alecrim
40 grs de cebola bem picada
2 cenouras
2 cebolas inteiras
1 alho porro
Folha de louro
50 ml de vinho branco
Sal fino
Flor de sal
Modo de Preparo:
Caldo de legumes
Lavar bem os legumes cenoura, cebola e alho porro. Descascar a cenoura e a cebola. Cortar em pedaços regulares e colocar dentro de uma panela com água fria juntamente com o alho porro e a folha de louro. Deixar ferver em fogo baixo para que se apure o sabor. Para a quantidade de arroz vamos necessitar 1000 ml de caldo Reservar bem quente.
 
Risoto
Refogar a cebola com a manteiga e um fio de azeite de oliva, após alguns minutos entrar com o arroz arbóreo e refogar por mais alguns instantes. Entrar com o vinho branco e deixar reduzir a seco. Molhar com o caldo de legumes bem quente a medida que o arroz pedir mais caldo. Finalizar com o queijo ralado e a manteiga em cubos. Acertar o ponto de sal e por último agregar o açafrão. Servir bem quente.
 
Ossobuco
Temperar o ossobuco com sal e pimenta e passar na farinha de trigo. Em uma panela de ferro, puxar no azeite até que ficar corado dos dois lados. Retirar da panela e reservar. Puxar a cenoura, a cebola, o alho e o aipo no azeite e deixar dourar por 5 minutos. Adicionar os tomates e deixar cozinhar por mais 5  minutos. Regar o caldo de frango com o vinho, colocar o tomate concentrado, a salsa e o bouquet garni. Ferver bem e temperar. Colocar o ossobuco de volta na panela e tampar com o papel alumínio junto com a tampa. Assar no forno por 2 horas à temperatura de 170°C, ou até a carne soltar do osso. Retirar a carne e coar o caldo. Se necessário deixar reduzir um pouco mais. Temperar a gosto e reservar.
 
Montagem
No centro do prato colocar uma colher de risoto, ao lado colocar o ossobuco e regar com o molho do seu próprio cozimento. Decorar com um ramo de alecrim fresco.

Enviar comentário