Close
back to top

Preparo de frutos do mar

Preparo de frutos do mar

Com um sabor incrível e textura suculenta, os frutos do mar dão sofisticação a qualquer prato. Possuem carnes delicadas que são ricas em vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina D e E, além de ômegas 3, 6 e 9. São conhecidos por sua versatilidade, pois podem ser preparados com diversos ingredientes, como especiarias, ervas frescas, leite e derivados, e se adaptam bem em vários pratos.
Mas para muitas pessoas pode ser um pesadelo prepara-los! Para quem não tem muita prática na cozinha realmente pode ser mais complicado, pois eles possuem um preparo e um tempo de cozimento mais específicos que outros pratos. Pensando nisso separamos algumas dicas de preparo de frutos do mar.
Tempo de cozimento
O ponto mais importante no preparo de frutos do mar é o tempo de cozimento, como possuem uma carne muito delicada, quando cozido por muito tempo podem ficar borrachudos. É importante respeitar o tempo de cozimento de cada fruto do mar:
Vieiras: São moluscos delicados, de cor branca e sabor levemente adocicado. Devem ser cozidas por no máximo 5 minutos em uma temperatura de até 180°C.
Camarões: Uma das opções mais versáteis, o camarão deve ser cozido, grelhado ou frito até mudar levemente do branco para o tão característico rosado. O tempo de preparo dependerá do tamanho dele, mas varia de 30 segundos até 2 minutos de cada lado.
Lagostas: Quando cozidas por inteiro precisam de maior atenção para que não fique muito tempo cozinhando e acabe ficando com uma carne dura. O cálculo deve ser feito com base no peso dela: a cada 500 gramas, cozinhe entre 3 e 4 minutos. As patas precisam de mais tempo para cozinhar, de 10 a 15 minutos em água fervente.
Lagostins: Como possuem sabor suave e textura delicada, devem ser cozidos ou grelhados de 1 minuto e meio a 2 minutos.
Mexilhões: Muito consumido nas praias do Brasil, o ideal é cozinha-los por 5 minutos, até que eles se abram.
Ostras: Precisam ser cozidas em panela tampada até que elas se abram, ou no vapor. O tempo varia de 5 minutos para uma carne mais firme, e 10 minutos para uma carne mais macia.
Caranguejos e siris: Possuem carapaça dura, mas sua carne é tenra e muito saborosa.  O tempo ideal de cozimento para ambos é de até 3 minutos.
Lulas: São muito versáteis, podendo ser fritos, assados, ensopados e até recheados. O tempo de cozimento varia muito, podem ser cozidos rapidamente, com apenas alguns minutos, ou serem deixados na panela ou forno por 20 ou 25 minutos até que a carne esteja macia novamente.
Polvos: São os únicos que escapam à regra do cozimento rápido, pois necessitam de cerca de 45 minutos ou mais para que sua carne esteja suculenta e macia. Após cozido, sirva imediatamente.
Dica de preparo
Outra dica muito importante para a maioria dos frutos do mar, principalmente os mariscos, é cozinhar em água salgada. Além disso, certos ingredientes combinam perfeitamente com eles, como limão, coentro, especiarias, como páprica e curry. Também ficam deliciosos com derivados de leite, como o requeijão, a manteiga e o creme de leite.
 
Para levar todas essas deliciosas opções de carnes saudáveis e rica em vitaminas para o seu evento, nós oferecemos o Bravo ao Mare. Uma ótima opção para eventos que tenha uma temática mais praiana, ou para os que querem um toque mais sofisticado ao evento.

Enviar comentário