Close
back to top

Porqueta Recheada Glaseada com Mel e Mandioca à Braz

Porqueta Recheada Glaseada com Mel e Mandioca à Braz

Procurando uma receita deliciosa para o final de semana? Então a nossa dica é a Porqueta Recheada Glaseada com Mel e Mandioca à Braz.  Perfeita para quem gosta de carne de porco, essa receita traz um sabor agridoce para a Porqueta.
Ingredientes:
Porqueta
1 Barriga de Porco Magra (aprox. 2.5 kg)
1 Copa Lombo (aprox. 1.5 kg)
200 grs Bacon em fatias
1 Cebola
1 Cenoura
1 Alho Porro
Louro
Alecrim
Vinho branco
Limão siciliano
Sal
Glacê de Mel e Especiarias
100 ml de Mel
100 ml de Caldo de Carne
50 ml de Vinagre de Vinho Branco
10 grs de Semente de Coentro
10 grs de Canela em Pau
5 grs de Cravo da Índia
5 grs de Pimenta do Reino em Grão
1 Anis Estrelado
Mandioca
1 kg de Mandioca Descascada
2 Gemas de Ovo
100 ml de Azeite Extra Virgem
1 Cebola
1 Ramo de Salsinha
Modo de prepare:
Porqueta
Deixar a barriga de porco e a copa lombo marinar na mistura de vinho branco, cebola, alho porro, cenoura, alecrim, louro sal, pimenta em grão por no mínimo 6 horas. Retirar da marinada e secar bem. Abrir a barriga com a ajuda de uma faca e temperar com sal e pimenta do reino. Colocar o bacon em fatias e a copa lombo. Fechar a barriga e costurar com uma linha própria para alimentos. Colocar em um tabuleiro com um pouco de vinho branco e fechar com papel alumínio. Colocar em forno pré-aquecido a 180 graus por 1 hora. Em seguida tirar o papel alumínio, passar a glacê de mel e especiarias, subir a temperatura do forno para 220 graus e deixar caramelizar por 15 minutos ou até a pele ficar crocante. Retirar do forno e servir em seguida.
Glacê de Mel e Especiarias
Levar os ingredientes a fogo baixo até reduzir pela metade. Coar e reservar.
Mandioca
Cortar a mandioca com a mandolina como se fosse uma batata palha. Em seguida cozinhar em água fervente com sal por 1 minuto. Escorrer e secar bem a mandioca. Fritar em óleo de canola até ficar crocante. Deixar “descansar” em papel absorvente. Reservar. Fazer uma maionese com as gemas e o azeite de oliva. Acrescentar o vinagre e uma pitada de sal ao final. Cortar a cebola finamente em meias luas. Dourar em uma panela com um fio de azeite em fogo baixo. Reservar. Misturar a mandioca palha, a maionese, a cebola e a rama de salsinha picada. Servir em seguida com a porqueta.
Montagem
No centro do prato colocar a mandioca à Braz, ao lado colocar uma fatia da porqueta glaseada.
Finalizar com raspas de limão siciliano, azeite de oliva e flor de sal.

Enviar comentário