Talharim de pupunha com pesto de avelãs torradas e sálvia

29 de março de 2018

Procurando uma receita sem carne para fazer hoje, sexta-feira da paixão? Então confira a receita desse delicioso talharim, sua família irá adorar:

Ingredientes:

Talharim de Pupunha

1 kg de coração de pupunha

500 ml de creme de leite

250 grs de parmesão

250 ml de leite

Brotos de rúcula para decorar

Pesto

1 maço médio de sálvia

180 ml de azeite de oliva extra virgem

50 grs de avelãs torradas e sem pele

1 dente de alho

50 grs de queijo Grana Padano ralado

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Talharim

Cortar o coração de palmito pupunha em uma máquina de cortar frios no sentido do comprimento com 1 milímetro de espessura, logo após, com uma faca, cortar em tiras como se fosse talharim. Reservar. Cozinhar em água fervente com sal por 2 minutos, retirar do fogo e resfriar imediatamente em água e gelo, escorrer bem e reservar.

Molho Parmesão

Aquecer o leite, o creme de leite, adicionar o parmesão cortado em pedaços pequenos, quando ferver e o queijo derreter, retirar da panela. Bater em um liquidificador até ficar um creme homogêneo. Coar e reservar.

Pesto

Lavar bem a sálvia e picar de maneira grosseira, acrescentar no azeite de oliva ainda frio na panela, quando a temperatura subir e as folhas começarem a dançar desligar a panela e deixar essa mistura apurar de sabor. Com a ajuda de um triturador de alimentos triturar o alho, a avelã torrada, o parmesão ralado na hora, as folhas de sálvia e 2 colheres do azeite ‘saborizado’ com a sálvia e uma pitada de sal. Triturar tudo até obter uma pasta espessa. Reservar.

Montagem

Em uma frigideira aquecida, colocar um fio do azeite ‘saborizado’ com a sálvia. Em outra panela com água fervendo e sal, mergulhar o talharim por alguns segundos, o suficiente para aquecer, retirar da água, escorrer bem e puxar na frigideira por alguns instantes. Acrescentar o molho de parmesão, o pesto de avelã , acertar o sal e a pimenta. Colocar o talharim no centro do prato, bater o molho com um mixer e server com a espuma que se forma na superfície. Finalizar com brotos, flores e um fio de azeite de oliva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

social_facebook social_instagram