Peixe fresco ao molho de moqueca com tomates confitados e farofinha de brioche

Peixe fresco ao molho de moqueca com tomates confitados e farofinha de brioche

19 de outubro de 2017

Uma receita deliciosa e que vai conquistar seus 5 sentidos. O Peixe fresco ao molho de moqueca com tomates confitados e farofinha de brioche, é uma excelente opçao para um jantar a dois ou mais intimista. E dica, para quem não entende muito sobre confit, nossos chefs explicam: Confit é uma técnica para conservação de carnes na própria gordura (nesse caso o tomate. Cozinha-se o ingrediente na gordura, em baixa temperatura e deixam as carnes extremamente macias e saborosas.

Depois de assados, coloque os tomates em potes esterilizados (importante esterilizar muito bem, pois senão o confit mofará em poucos dias); se precisar complete com mais azeite, para deixá-los todos cobertos. Guarde o confit por pelo menos um dia, para que apure melhor o sabor.

 

Ingredientes:

4 postas de peixe fresco de 180 a 200 grs

2 tomates

1 pimentão vermelho

1 cebola

20 ml de azeite de dendê

250 ml de leite de coco

1 pão tipo brioche

2 tomates tipo italiano

Alecrim

Tomilho

Azeite de oliva

Flor de sal

Sal fino

 

Modo de Preparo:

Tomate confitado

Lavamos bem o tomate italiano e retiramos sua pele e semente coma ajuda de uma faca. Colocamos em uma bandeja de forno com uma pitada de sal, abundante alecrim e tomilho, regaremos de azeite de oliva, até cobrir os tomates.. Colocamos no forno a 80º por 1 hora. Caso seu forno não tenha uma temperatura tão baixa assim, deixe a porta do forno semi aberta. Reserve.

 

Molho de moqueca

Dentro de uma panela colocamos um pouco de azeite de dendê e vamos refogando os legumes na seguinte ordem: Cebola, pimentão vermelho e o tomate. Após alguns minutos entramos com o leite de coco e deixamos apurar de sabor. Trituramos tudo dentro de um processador. Coamos e voltamos o molho resultante para uma panela, retificamos de sal e reservamos.

 

Peixe

Temperamos o peixe com azeite, sal e pimenta e grelhamos em uma panela bem quente pelos dois lados, lembrando que o ponto certo do peixe é levemente mal passado.

 

Farofa de brioche

Cortamos o brioche em fatias e colocamos dentro do forno a uma temperatura de 160º por 5 minutos.

Retiramos quando as fatias estiverem crocantes. Passamos essa torrada por um ralador e depois no processador para ficar bem fina.

 

Montagem

No centro do prato colocamos uma pétala de tomate confitado, por cima a posta de peixe. Molhamos com o molho de moqueca e ao lado colocamos uma colher de farofinha de brioche. Finalizamos com azeite de oliva e uma pitada de flor de sal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

social_facebook social_instagram