Conheça a técnica de flambar alimentos

24 de março de 2018

Provavelmente você já viu em algum filme ou programa de culinária chefs flambando os alimentos, mas você sabe por que isso é feito?

Em muitas receitas que passamos para vocês aqui no blog essa técnica é utilizada. Ela consiste em adicionar bebida alcoólica na comida e fazer com que o fogo passe por ela. Dessa forma o álcool evapora, deixando apenas o seu aroma e sabor acentuado no alimento. Utilizando essa técnica o alimento fica levemente defumado e com uma fina camada crocante em volta dele.

As bebidas mais utilizadas nesse processo são o conhaque, licor, vodca, uísque e rum, por possuírem maior teor alcoólico.

A maneira com que é feito depende de cada um, geralmente se coloca a bebida e então se inclina a frigideira para que a chama entre em contato com o álcool. Após isso é necessário sacudir fazendo com que respingue um pouco do álcool para o alimento. Mas se você não tem muita pratica, a melhor opção é colocar a bebida em cima do alimento com uma concha e colocar fogo com um fósforo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

social_facebook social_instagram