Confit de alimentos

20 de julho de 2018

Durante o preparo de alguma receita você já se deparou com o termo confit e ficou sem saber o que deveria ser feito? Pois saiba que essa duvida é muito comum. Hoje vamos mostrar mais sobre essa técnica e dar dicas para a preparação de um bom confit.

Confit em francês significa conserva, e na gastronomia é o nome utilizado no preparo de alimentos através de cocção dos alimentos em gordura. Antigamente era utilizado para manter conservados por mais tempo. Atualmente ela continua sendo utilizado devido a forma como ele realça sabores e revela aromas no paladar.

Muitos alimentos podem ser confitados, como carnes e legumes, mas é preciso ficar atento a escolha deles, uma vez que alguns se comportam como esponjas, como a berinjela, e absorvem a gordura. Evite picar os alimentos em pedaços pequenos, pois assim eles irão absorver mais gordura.

Após a escolha dos alimentos para o confit, coloque-os em uma travessa, tempere com ervas e condimentos do seu agrado, e regue com bastante azeite. Ressaltamos que no preparo de carnes é indicado a utilização da própria gordura da carne, frutas indicaram a utilização de caldas de açúcar e legumes azeite.

Então é colocado no fogão ou forno para o cozimento. Para garantir um bom resultado indicamos a utilização do banho-maria. A temperatura do preparo precisa ser baixa, não ultrapassando os 100 graus.

O tempo de preparo varia de alimento para alimento, mas indicamos entre 20 e 40 minutos. Sempre acompanhe o processo e experimente o alimento até que esteja no ponto certo.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

social_facebook social_instagram