Bélgica: Waterzooi

6 de julho de 2018

Hoje o Brasil enfrenta a Bélgica na Copa, e para conhecer um pouco mais da cultura deles trouxemos um prato típico Belga: O Waterzooi.

Confira abaixo a receita completa:

 

INGREDIENTES

4 pedaços de frango

200ml de creme de leite

2 cenouras de tamanho médio

1 talo de alho poró

2 nabos

1 batata grande

1 cebola pequena

1 dente de alho

Caldo de galinha06

Louro, tomilho e salsa

Sal e pimenta branca moída na hora

Manteiga para refogar;

Pão francês ou arroz branco para acompanhar.

MODO DE PREPARO

Aqueça um litro de água. Limpe o alho poró e corte a parte verde das folhas grosseiramente, descartando apenas o que estiver mais ressecado. Descasque e corte grosseiramente uma das cenouras. Coloque a água quente em uma panela e adicione o caldo de galinha, o alho poró, a cenoura, alguns raminhos de tomilho, umas duas folhas de louro e uma pitada de pimenta branca moída na hora.

Quando este caldo estiver fervendo, adicione os pedaços de frango. Deixe cozinhar por aproximadamente 25 min. em fogo médio.

Enquanto o frango cozinha, lave e descasque os legumes. Corte o alho poró e a cenoura em bastonetes (julienne); a batata e os nabos em cubos médios; a cebola em rodelas finas; o alho em partes micro. Aqueça a manteiga – o quanto baste para refogar todos os legumes – e adicione primeiro a cebola. Quando esta estiver levemente cozida, adicione o alho e em seguida, a batata e o nabo. Mexa algumas vezes e adicione a cenoura e o alho poró.

Assim que o frango estiver cozido, retire da panela, sem descartar o caldo. Remova a pele do frango e coloque na panela onde os legumes estão sendo refogados. Junte três ou quatro conchas do caldo do cozimento do frango e misture bem.

Por fim, adicione o creme de leite e ajuste sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo médio até que tenha um caldo encorpado, mexendo algumas vezes para não grudar.

Quando estiver pronto, sirva em pratos fundos acompanhado de pão francês ou arroz (como preferir) e finalize com salsa picada a gosto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

social_facebook social_instagram