Close
back to top

Combinando corretamente Molhos e Massas

Combinando corretamente Molhos e Massas

Não há quem resista a uma boa massa acompanhada de um molho! A combinação mais do que clássica é uma escolha certa em todos os cardápios imagináveis dada a enorme variedade de tipos de massa que podem ser combinados com um sem número variações de molhos.
No entanto, embora pareça que o combinar massa com molho é algo simples e intuitivo, cada tipo de molho se adequa melhor a um tipo de macarrão: aspectos como espessura, tamanho e formato da massa indicam qual a opção mais adequada de molho para um prato perfeito. Confira as dicas para não errar na escolha.
 

  1. Molhos Leves a Base de Azeite ou Creme de Leite

Esses tipos de molhos pouco encorpados pedem massas mais finas e longas como spaghetti; linguini e cabelo de anjo, justamente porque essa combinação não compromete a integridade do prato: A textura fina da massa não passará despercebida diante da leveza desses molhos. Se encaixam nessa categoria Molho sugo, bechamel, ervas frescas e um bom combinado de azeite, alho e parmesão.
 

  1. Molhos de Textura Leve

Molhos como pesto ou refogado de legumes são muito indicados para massas retorcidas como gemelli, rotini e fusilli (parafuso). Cheias de curvas e reentrâncias, essas massas absorvem bem molhos que não são pesados. Essas massas são pequenas ou médias e muito vezes combinadas com saladas, sendo assim, os molhos que em geral acompanham saladas, como italiano, ceasar e mostarda e mel também trazem combinações bastante saborosas.
 

  1. Molhos Encorpados e Cremosos

Quando o molho tem uma consistência mais densa, o ideal é que ele seja pareado com massas largas e compridas como tagliatelle, papardelle e fettuccine. Entram nessa lista, o Alfredo, Carbonara, Funghi e molhos de frutos do mar. No geral, esses molhos cremosos têm elementos soltos não processados junto com a parte líquida do molho, como cogumelos, bacon, brócolis e camarões, sendo assim, o formato achatado dessas massas traz a proporção ideal entre complemento X molho X massa.
 

  1. Molhos Pedaçudos, Espessos e Com Carne

Pela descrição do título você já deve ter percebido que o tradicional Molho à Bolonhesa se enquadra nessa categoria. Esse tipo de molho fica ótimo quando servido com massas tubulares como penne; rigatoni e macaroni. Além do bolonhesa, ragus e molhos feitos com carne desfiada, como puttanesca, também se adequam nessa proposta pois buracos dessas massas possibilitam que o molho irrigue bem a massa e os pedaço e carnes que compõem o molho se espalhem pelo prato, sem perder a suculência do molho. Molhos bem espessos à base de queijo também combinam bem com essas massas, como é caso do clássico prato americano Mac&Cheese.

  1. Molhos Espessos Com Carne

Molhos bem concentrados cujo principal característica é o sabor da carne são ideais para recheios. Nesse cenário, as massas em conchas como conchiglie e conchiglione e o tubular cannelloni, brilham. Mas o troféu entre as massas recheadas sem dúvida é da Lasanha. O segredo para um bom recheio é deixa-lo bem concentrado em sabor, adição de ingredientes que complementam a carne, mas, nunca deixar o recheio seco demais, afinal estamos falando de um molho. Vale ressaltar que essas preparações são geralmente finalizadas quando gratinadas ao forno.
 
BÔNUS: Gnocchi
Popularmente conhecido como nhoque, essa massa sempre gera dúvidas a respeito de qual o molho que melhor combina com ela e assim, muitos acabam não arriscando e optam pelo molho à bolonhesa. A boa notícia é que o Gnocchi é bastante versátil e orna com muitos molhos. Por ter uma textura macia e tamanho pequeno, a massa quando cozida no ponto certo é bem suave e por isso pede molhos intensos em sabor como um ragu bem concentrado, um bechamel cremoso ou um molho de tomate mais rústico. Os sabores fortes dos cogumelos e queijos como gorgonzola também fazem bom contraste entre os sabores.
Fonte:
https://br.pinterest.com/pin/508977195384400979/
http://www.portalumami.com.br/2016/10/molhos-e-com-que-massa-combinam/
 
 
 
 
 

Enviar comentário