Close
back to top

Queijos

Um bom queijo pode fazer a diferença em qualquer preparo, certo? Em meio à tantas variedades, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher ou até mesmo que tipo de queijo combina com aquela receita que você está pensando em fazer para receber os amigos em casa.
Confira nosso guia de harmonização de queijos e receitas e se jogue na cozinha sem medo de fazer feio frente aos seus convidados.

1. Parmesão

Sem dúvida, um dos queijos mais conhecidos! De origem italiana, o Parmesão foi abraçado muito pelos mineiros e é um dos principais componentes da receita de Pão de Queijo. É considerado um queijo duro e por isso, é comumente ralado de forma fresca por cima de massas e saladas. É também o queijo perfeito para o preparo de risotos. Como aperitivo, harmoniza com vinho tinto Chianti. Vale lembrar que esse é um queijo salgado, então ao ser incorporado à alguma receita, deve-se maneirar na quantidade de sal.

2. Mascarpone

Considerado um queijo fresco, o Mascarpone é um queijo italiano de textura bem macia. É feito à base de leite de vaca e usa-se suco de limão ou vinagre branco para talhar o creme de leite: o resultado é um queijo de consistência bem cremosa e sabor adocicado. Por conta disso, é muito usado no preparo de sobremesas diversas, como canollis; sorvetes e é claro, o mais tradicional exemplo da utilização desse queijo é o Tiramissu.

3. Gouda

De origem holandesa, o Queijo Gouda tem uma capa fina de coloração diferente (depende do fabricante, geralmente em tons avermelhados) do seu interior que é bem amarelo e com pequenos furos, as chamadas olhaduras. É considerado um queijo semi-duro e tem um sabor levemente adocicado com notas de avelã. Fica delicioso ao acompanhar sanduíches e no preparo de fondues. Harmoniza com vinhos leves, ácidos e frutados, como Sauvignon Blanc

4. Gorgonzola

Originário da região de mesmo nome na Itália é o mais conhecido dos chamados queijos Azuis. O Gorgonzola tem aspecto azulado devido a injeção de fungos para o seu processo de maturação e pode ser feito com leite de vaca, ovelha ou cabra. Tem um sabor muito forte e por isso é muito usado como aperitivo para acompanhar vinhos tidos como de sobremesa, como o Vinho do Porto. Sua textura é ideal para o recheio de massas e o preparo de molhos que ornam muito bem com carnes vermelhas e saladas de folhas.

5. Brie

Bem macio e cremoso, o Brie possui uma casca branca que esconde seu interior levemente amarelado. É o queijo francês mais antigo de que se tem notícia e o preferido da monarquia francesa. Por ter um interior bem pastoso, derrete com facilidade e por isso é muito usado em lanches assados nas padarias francesas. Quando for comprar, a dica é evitar os que tem a casca muito branca, o que indica que o queijo ainda não está completamente maturado em seu interior. Harmoniza muito bem quando servido de mel, geleias, compotas e, pareia bem com maçãs, figos, peras, nozes e amêndoas. Para beber, a combinação clássica do Brie é o champagne.

6. Suíço

A categoria engloba uma variedade de queijos originários da Suíça, como Emmental, Gruyère e Appenzeller. Em geral, todos esses queijos são produzidos a partir do leite de vaca e são semi-duros, com muitos buracos em seu interior. Tem sabor levemente frutado e sabor médio a forte. Apesar de terem textura rígida, derretem bem e são muito indicados para preparação de sanduíches. No entanto, a melhor utilização desses queijos está na preparação de fondue: acompanhado de carnes vermelhas e pães artesanais, um bom Sauvignon Blanc e você curtirá uma noite de inverno com estilo.

7. Mozzarella

E para finalizar, não poderíamos deixar de falar do tão conhecido queijo Mozzarella/Muçarela. Também de origem italiana, é um queijo fresco, macio e bem elástico. Muito versátil, pode ser usado grelhado (com aquele toquezinho de orégano), como aperitivo curtido no azeite e pimenta e em diversos tipos de lanches. Por sua forma única de derretimento, é o queijo ideal para o preparo de pizzas e para gratinar massas.
 

Enviar comentário