Close
back to top

Fogo de chão

Ano passado tivemos a honra de participar de um casamento rústico que foi realizado em um sitio em São João Del Rey. Para melhor se adequar ao estilo do evento resolvemos utilizar uma técnica antiga no preparo das carnes: Fogo de chão.
Esse método surgiu com as tropas gauchas que percorriam a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Tornou-se comum devido a sua facilidade, afinal bastava estacas para fincar a carne, uma boa faca e alguns pedaços de lenha.
Atualmente essa técnica vem sendo mais difundida e ganhou uma aparência mais refinada. Mas é fundamental tomar alguns cuidados na hora do preparo:
Escolha uma boa lenha. O ideal é começar com gravetos finos e só após utilizar achas maiores. A madeira ao se aquecer solta algumas substâncias, e quando não se tem controle de qual madeira está utilizando, podem liberar substâncias indesejadas. Por isso o recomendado é utilizar lenha de árvores frutíferas, com destaque para a de laranjeira, livres de abrasivos como vernizes e tintas.
Saiba qual a melhor carne para o seu evento. O corte ou o tipo de carne que irá definir a quantidade de tempo em que ficará no fogo. Uma costela angus, por exemplo, leva cerca de 6 horas para ficar pronta, enquanto que um nelore levará cerca de 8 horas.
Calcule bem a distância da carne e do fogo. O grande segredo do fogo de chão é manter a carne a uma distância do fogo em que a temperatura esteja sempre abaixo de 125 graus. Assim, a baixa temperatura vai rompendo as fibras da carne e com isso deixando cada vez mais macia. Caso contrário a carne ficará queimada por fora e crua por dentro.
Além de deixar a carne com um sabor irresistível, essa técnica é perfeita para dias frios, onde todos podem se reunir em volta do churrasco para comemorar e festejar.
WhatsApp Image 2017-09-21 at 17.51.04
PH: Caca Lanari
WhatsApp Image 2017-09-21 at 17.51.05
PH: Caca LanariWhatsApp Image 2017-09-21 at 17.51.06
PH: Caca Lanari

Enviar comentário