Close
back to top

Ossobuco de Vitela com Risoto Milanês

Ossobuco de Vitela com Risoto Milanês

Se você está querendo aprender um bom prato para testar suas habilidades na cozinha, essa receita é para você! Deixe nos comentários como ficou!
 
Ingredientes:
Ossobuco
 
1,5 kg de ossobuco de vitela
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Molho
 
100 grs de cenoura em cubinhos
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
400 grs de tomate em cubos
250 ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de tomate concentrado
400 ml de caldo de legumes
1 bouquet garni
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Risoto Milanês
 
200 grs de arroz para risoto tipo arbóreo
25 grs de manteiga
25 grs de queijo ralado parmesão de boa qualidade
1 envelope de açafrão
1 ramo de alecrim
40 grs de cebola bem picada
2 cenouras
2 cebolas inteiras
1 alho porro
Folha de louro
50 ml de vinho branco
Sal fino
Flor de sal
 
especiarias
 
Modo de Preparo:
 
Caldo de legumes
 
Lavar bem os legumes cenoura, cebola e alho porro. Descascar a cenoura e a cebola. Cortar em pedaços regulares e colocar dentro de uma panela com água fria juntamente com o alho porro e a folha de louro. Deixar ferver em fogo baixo para que se apure o sabor. Para a quantidade de arroz vamos necessitar 1000 ml de caldo. Reservar bem quente.
 
Risoto
 
Refogar a cebola com a manteiga e um fio de azeite de oliva, após alguns minutos entrar com o arroz arbóreo e refogar por mais alguns instantes. Entrar com o vinho branco e deixar reduzir a seco. Molhar com o caldo de legumes bem quente a medida que o arroz pedir mais caldo. Finalizar com o queijo ralado e a manteiga em cubos. Acertar o ponto de sal e por último agregar o açafrão. Servir bem quente.
 
Ossobuco
 
Temperar o ossobuco com sal e pimenta e passar na farinha de trigo. Em uma panela de ferro, puxar no azeite até que ficar corado dos dois lados. Retirar da panela e reservar. Puxar a cenoura, a cebola, o alho e o aipo no azeite e deixar dourar por 5 minutos. Adicionar os tomates e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Regar o caldo de frango com o vinho, colocar o tomate concentrado, a salsa e o bouquet garni. Ferver bem e temperar. Colocar o ossobuco de volta na panela e tampar com o papel alumínio junto com a tampa. Assar no forno por 2 horas à temperatura de 170°C, ou até a carne soltar do osso. Retirar a carne e coar o caldo. Se necessário deixar reduzir um pouco mais. Temperar a gosto e reservar.
 
Montagem
 
No centro do prato colocar uma colher de risoto, ao lado colocar o ossobuco e regar com o molho do seu próprio cozimento. Decorar com um ramo de alecrim fresco.
 
ossobuco_vitela_risoto_milanes

Enviar comentário